top of page

História do

Instituto Aba Holiness

Em 1984, Hitoshi Saito foi enviado a Belém/PA como pastor da Igreja Cristã Evangélica. Dois anos depois, quando voltou para São Paulo/SP, surgiu um novo sonho: levar crianças a conhecer o evangelho através da educação cristã e da assistência social.

 

Para que isso fosse possível, havia a necessidade de aquisição de um local amplo e de fácil acesso, onde pudesse ser realizado esse trabalho. Hitoshi Saito foi enviado pela Igreja Evangélica Holiness da Liberdade como pastor cooperador de um ponto de pregação no bairro de Itaquera (hoje, a Igreja Evangélica Holiness de Itaquera). Em visita a uma família da região, encontrou à venda um terreno com boa metragem e boa acessibilidade, estando em construção nas proximidades a estação de trem Dom Bosco. Em 1989, é comprado o terreno.

Ao caminhar pela redondeza, o pastor Hitoshi e sua esposa perceberam o grande número de crianças que passavam o dia brincando na rua. Muitas delas se aproximavam curiosas e surpresas com os novos vizinhos japoneses. Era comum serem parados por meninos pedindo comida, alguns trocados ou mesmo para utilizar o espaço do terreno para brincar e jogar bola. Aos poucos, o casal percebeu que não podia ignorar essa realidade.

​

Em 1992, após um período de limpeza e aplanação do terreno, o local ficou à disposição dos vizinhos a fim de que fosse aproveitado para lazer e jogos de futebol. Em contrapartida, a comunidade cuidava do espaço.

1998_dia_das_crianças_-_igreja_liberdade

O trabalho realizado com as crianças na congregação persistiu por alguns anos, até que, em 1997, a diretoria da congregação decidiu que ele deveria ser transferido para as dependências do atual Instituto Aba. A decisão se deveu à falta de recursos humanos e espaço físico, além da inviabilidade de transporte das crianças.

​

Em 1998, iniciou-se um trabalho de evangelismo e recreação, denominado “Projeto Aba”, devido ao significado da palavra “Aba” – “Papai” ou “Paizinho”, palavra aramaica comumente utilizada por crianças.

Em 1994, a família decidiu construir uma casa no local, reaproveitando uma espécie de “barracão” já existente.

​

A partir do contato já estabelecido com a vizinhança, em 1993 muitas crianças começaram a frequentar os cultos infantis da Congregação Holiness de Itaquera. Aos domingos, as crianças eram levadas de carro à igreja.

1994_1a.prog.com_crianças.jpg

As frentes de trabalho foram surgindo de acordo com a necessidade apresentada pela comunidade e as condições que podiam ser oferecidas ao longo da história do Instituto Aba.

​

O primeiro trabalho foi o programa aos sábados, com momentos de recreação, lanche e Escola Bíblica, que até hoje é mantido. Ao longo dos anos, verificou-se a necessidade de um trabalho durante a semana, em que pudesse ser investido mais tempo nas crianças e adolescentes, que sempre comentavam sobre as dificuldades enfrentadas no seu dia a dia. Essas dificuldades envolviam principalmente a falta de espaços de lazer e aprendizado e a influência de colegas de rua para a criminalidade e envolvimento com o tráfico e utilização de drogas.

Em 2010, iniciou-se o processo de formalização do Projeto Aba com eleição de diretoria e cadastro de CNPJ. A partir desse momento, surge o Instituto Aba Holiness. Nesse mesmo ano, foi feita a inauguração da quadra, com a participação de diversos membros de diferentes igrejas, e foram iniciados os projetos de treinos de futsal e atividades socioeducativas durante a semana.

​

O trabalho foi crescendo, e hoje atendemos, semanalmente, mais de 100 crianças e adolescentes em projetos de esporte, dança, recreação e estudo bíblico. Atendemos também suas respectivas famílias através de aulas de ginástica para mulheres e projetos especiais (palestras, reuniões e atendimentos).

bottom of page